TV TUPINAMBA AO VIVO

quinta-feira, 29 de abril de 2010

Prefeitura de Indaiatuba inicia fiscalização para inibir o uso do cerol


A Prefeitura de Indaiatuba por meio do Departamento de Fiscalização com apoio da Guarda Municipal e Defesa Civil iniciaram nesta segunda-feira, 13, uma ação fiscalizatória para combater o uso do cerol, mistura de vidro moído e cola que são usados na linha de empinar pipa e uma verdadeira arma de mutilação. Equipes da Fiscalização estão visitando estabelecimentos comerciais que vendem a matéria prima do cerol ou o produto pronto. A ação objetiva diminuir os acidentes causados em decorrência da utilização do cerol. A Guarda Municipal está trabalhando e orientando as pessoas que empinam pipa. Os estabelecimentos que comercializam o produto e pessoas que usam o cerol, a multa será de 75 Ufesp’s, R$1.188,75. No caso de menores, os pais e responsáveis serão acionados e multados. As denúncias sobre cerol podem ser feitas para Guarda Municipal 153.







O diretor do Departamento de Fiscalização da Prefeitura, José Carlos de Melo explicou que as penalidades aos estabelecimentos que comercializam o cerol no município são severas. “Houve mudanças na Lei nº. 4.658 de 08 de março de 2005, conhecida como “Lei do cerol”, que dispõe sobre a proibição do uso, transporte e comercialização do cerol no município de Indaiatuba. O valor da multa aos infratores, que era de 10 Ufesp’s (Unidade Fiscal do Estado de São Paulo) e agora é de 75 Ufesp’s. Os estabelecimentos onde for constatada a infração terá o Alvará de funcionamento cassado, além das demais penalidades previstas”.






José Carlos explicou que a fiscalização é necessária porque há estabelecimentos que ainda continuam a fornecer o produto e há pessoas que insistem em utilizá-lo e essa brincadeira pode ser uma verdadeira arma de mutilação. “Os pais e responsáveis devem orientar seu filhos para que não façam uso do cerol. O perigo direto de ferir as crianças durante o preparo do cerol, ou até mesmo durante a brincadeira, vem oferecendo um sério risco à comunidade. Soltar pipa pode, mas sem cerol”, declarou.






Explicou que a ação de fiscalização do cerol aconteceu nas férias escolares de janeiro e foram retomadas em julho.






Segundo as estatísticas da Associação Brasileira de Motociclistas Abram, o índice de acidentes envolvendo o uso de cerol e os motociclistas aumentou muito, principalmente nas grandes metrópoles. Ainda segundo a Abram, a cada 100 acidentes envolvendo pipas, 50% são no Estado de São Paulo e 25% costumam ser fatais.










Secretaria de Educação






A Secretaria Municipal de Indaiatuba participará da Campanha Regional Contra o Uso do Cerol, sugerida pela Agemcamp – Agência Metropolitana de Campinas e organizada pela Câmara Temática da Educação da Região Metropolitana de Campinas (RMC), será realizada no dia 15 de agosto. Nessa data, todos os municípios da RMC irão desenvolver nas escolas da Rede Municipal atividades, informativos, brincadeiras, concursos e premiações em torno do tema. Em Indaiatuba, nesta data será promovido o 1º Festival de Pipas e Papagaios envolvendo os alunos da Rede Municipal. O evento será realizado no Parque Ecológico, a partir das 8h.






O objetivo da Campanha Regional é conscientizar os alunos sobre os perigos durante o preparo e até mesmo durante as brincadeiras que traz o uso da linha de cera acrescida de vidro moído usada para empinar as pipas.






Dentro da programação da campanha contra o uso do cerol estão previstas atividades de conscientização abrangendo todos os alunos da Rede Municipal de Educação de Indaiatuba desde o Ensino Infantil até a 4 ª série do Ensino Fundamental.














Nenhum comentário:

Postar um comentário