TV TUPINAMBA AO VIVO

quinta-feira, 8 de abril de 2010

Policiais interditam depósitos do maior distribuidor da chamada linha chilena


Os peritos já descobriram que esta linha é muito mais perigosa do que o cerol tradicional, fabricada de forma artesanal. Em 2009, foram 200 acidentes por causa da linha de pipa com 37 mortes.




Depois de seis meses de investigação, policiais interditaram nessa terça-feira (26) os depósitos do maior distribuidor da chamada linha chilena, usada em pipas no Rio.



Os peritos já descobriram que esta linha chilena é muito mais perigosa do que a fabricada de forma artesanal. Ao invés do vidro ruído, eles usavam pó de vidro ou de quartzo e óxido de alumínio, que corta mais e é condutor de energia elétrica. O produto era vendido no Mercadão de Madureira.



No depósito, foi encontrada uma máquina para enrolar a linha e colocar a mistura. Veja, em vídeo, imagens do depósito. No local, foi encontrado muito material para essa fabricação. Centenas de rolos e de garrafas com uma mistura semelhante ao cerol foram recolhidas pelos agentes. A investigação aponta que o produto já provocou a queima de transformadores da Light e acidentes com motociclistas, inclusive provocando mortes.



O Bom Dia conversou com a delegada Juliana Amorim, da Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente (DPMA). Ela disse que, a princípio, os investigadores achavam que a linha fosse importada e que os fabricantes estavam, com essa mistura, tentando burlar a lei.



O dono do depósito, Pedro Ernesto Calvano também deu entrevista ao Bom Dia. “Pelo o que eu sei, o que é proibido é o cerol”. Veja em vídeo a entrevista completa.



Soltar pipa com cerol ou com qualquer outra mistura semelhante é considerado crime e um risco para a vida das pessoas.



Veja, em vídeo, depoimentos de motociclistas que sofreram acidentes, com risco de morte, por causa de linhas de pipa.



Só em 2009, foram 200 acidentes por causa da linha de pipa com 37 mortes.



Confira também imagens de motoqueiros na Linha Amarela. A concessionária que administra a via expressa costuma distribuir gratuitamente antenas que servem de proteção para quem anda de moto. Elas são colocadas no veículo para impedir que linhas de pipa atinjam os motocicilistas. Esse tipo de campanha acontece sempre na época de férias escolares. O telefone da Lamsa para informações é 3296 3697. Em caso de emergência, o número é 0800-024-2355.

Nenhum comentário:

Postar um comentário