Proximidade da Copa do Mundo pode trazer acidentes que envolvem o cerol aplicado em pipas. Quem garante isso é o chefe de policiamento da Guarda Municipal (GM) de Uberaba, Marco Túlio Gianvecchio. Nesta terça-feira (25), a Polícia Militar já fez apreensão do material, na rua Iguatama, no bairro Abadia.
De acordo com o chefe da GM, quem utilizar a mistura de cola com vidro moído pode trazer prejuízos financeiros. "Geralmente a gente faz a apreensão do material, mas o usuário também pode ser multado. Nesta semana fomos ao bairro Leblon e verificamos uma possível pipa com cerol, mas não era nada demais", relata Gianvecchio.
A criança que for pega com o cerol não está livre de problemas. O Conselho Tutelar será acionado, caso os pais não sejam localizados. "A gente tenta encontrar os pais, mas eles geralmente estão trabalhando", diz Marco Túlio.
Segundo ele, as pipas, também conhecidas como papagaios, podem oferecer mais riscos a pedestres e motociclistas no início deste mês. Os produtos verde e amarelo podem chegar com grande quantidade de cerol em junho. "Com certeza isso vai acontecer. Vão ter muitas pipas decorativas", supõe o chefe da GM.
Ações de combate à prática são feitas constantemente. No ano passado, centenas de antenas protetoras para motociclistas foram distribuídas gratuitamente no centro do município. Neste mês, uma palestra foi ministrada no Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba (Probem) com o tema ‘Combate ao uso de cerol’. "Explicamos a situação aos jovens no local. A palestra ocorreu entre os dias 18 e 20", afirma Gianvecchio.
O cerol - Sua função é, com a aplicação de certos movimentos, proporcionar que a linha de um papagaio corte a linha de sua pipa oponente, o que pode se tornar um perigo mortal para as crianças e para quem estiver próximo à atividade. No Brasil, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares, são comuns as disputas entre crianças para ver quem consegue cortar a linha do papagaio do outro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário