TV TUPINAMBA AO VIVO

segunda-feira, 28 de fevereiro de 2011

AVES VÍTIMAS DO CEROL SÃO RESGATADAS EM ÁREA VERDE DE GOIÂNIA

por Mauro Junior
Duas maritacas deixarão o habitat natural em decorrência de ferimentos provocados pelo uso de cerol nas linhas de pipa. Coruja perde a visão em decorrência de pedrada e também será mantida em cativeiro. Animais foram resgatados pela Amma
Nas férias, elas reinam nos céus da cidade. Trazem um colorido todo especial às manhãs e tardes ensolaradas e fazem a alegria das criançadas. Mas a brincadeira de empinar pipas também pode ser sinônimo risco à vida das aves que sobrevoam as imediações das áreas verdes de Goiânia. Um exemplo, é o caso registrado na tarde de ontem, dia 10, pela gerência de Proteção e Manejo da Fauna Silvestre (Gefau) da Agência Municipal do Meio Ambiente (Amma). No Jardim Curitiba, duas espécies de maritacas foram vítimas do cerol, mistura de cola e vidro moído que é aplicado em linhas de pipas. Além delas, uma espécie de coruja que foi vítima de pedrada. As aves foram encaminhadas para o Centro de Triagem de Animais Silvestres (Cetas).
De acordo com a gerente da Gefau da Amma, Marize Moreira, um dos filhotes de maritaca teve a perna decepada pela linha de cerol. “A vida dessa ave ficou comprometida. Ela não vai poder voar e nem caçar, ou seja, o filhote não poderá ser reintroduzido ao habitat natural por ter perdido a perna direita”, Marize explica também que enquanto a ave sobreviver, terá cuidados de médicos veterinários.
“A mistura, que utiliza cola e vidro, costuma provocar acidentes quando entra em contato com a pele. Além de casos de pessoas que se machucaram com a linha, as aves também sofrem neste período,” lamenta. Marize acrescenta que diariamente são resgatadas aves machucadas próximas as áreas verdes da capital. “Poucas sobrevivem aos ferimentos, o impacto da linha nas aves traz danos profundos. O animal morre ou fica mutilado. Muitas vezes, fica condenado ao cativeiro, como o caso do filhote de maritaca,”
No Jardim Vila Boa, uma coruja, conhecida como coruja orelha, foi atingida por uma pedrada no olho direito, situação que comprometeu a visão da ave e que, por isso, não poderá também ser reintroduzida ao habitat natural. “A coruja não enxergará com o olho direito devido ao ferimento, mesmo tendo possibilidade de girar o pescoço em um ângulo de 180°, esse machucado comprometerá a vida natural da ave”, ressalta a gerente.






Dependência


A partir de agora a dependência dos humanos será o principal problema enfrentados por esses animais. Com a perda de pernas, asa e visão, as aves precisam ser alimentadas individualmente, pois não conseguem buscar o próprio alimento. “O animal não consegue competir por território e abrigo e fica limitado até para reprodução”, afirma Marize.
As espécies de maritacas, papagaios, periquitos e araras estão ameaçadas de extinção de acordo com a Convenção sobre o Comércio Internacional de Espécies Ameaçadas da Fauna e Flora Selvagem (Cites). Por isso, Marize pede a reflexão da população com relação à fauna de Goiânia e informa ainda que qualquer ocorrência envolvendo animais silvestres em decorrência da linha de cerol ou qualquer outro tipo de ferimento deve ser informada à Amma.
O cidadão pode entrar em contato por meio do Telefone Verde: 161. Uma equipe de técnicos deslocará até o local da ocorrência e tomará as medidas necessárias visando a sobrevivência do animal.

Nenhum comentário:

Postar um comentário