TV TUPINAMBA AO VIVO

segunda-feira, 28 de junho de 2010

Linhas com cerol provocam queda de parapentes no Rio de Janeiro

´
Linhas com cerol provocam a queda de dois parapentes num intervalo de três horas no Rio de Janeiro. Os dois pilotos que faziam vôos panorâmicos sobreviveram. Os fios que sustentavam o parapente foram cortados pela linha com cerol em pleno vôo, e o piloto Rafael despencou no ar a cinqüenta metros de altura. Acha que sobreviveu por um milagre. O estudante caiu nesta encosta, em Niterói, e teve apenas ferimentos leves. Horas antes, na mesma rampa de decolagem, houve outro acidente também provocado pela linha de uma pipa com cerol. E a queda foi maior: o piloto caiu de uma altura de cento e cinqüenta metros. O piloto Ricardo Silva de Amorim, de 38 anos, está internado no hospital. Ele fraturou a coluna e vai passar por uma cirurgia. Só então os médicos vão poder dizer se os movimentos foram afetados pelo acidente. O cerol, mistura de vidro moído e cola, é usado principalmente por crianças e adolescentes para empinar pipa. Apesar do perigo que representa, é proibido em apenas sete estados do país: entre eles Rio de Janeiro, São Paulo e Minas Gerais. Em São Paulo, a reportagem da Band flagrou a venda do produto. E a dona da loja ainda orienta como escapar da fiscalização. Os motociclistas são as principais vítimas. A estimava é que por ano ocorram quinhentos acidentes no país com motoqueiros provocados por cerol. Pelo menos, 125 terminam em morte. Foi o que aconteceu no início do mês com uma motociclista de 23 anos no interior de São Paulo. Ela morreu depois de ter o pescoço cortado.

25% dos acidentes causados por cerol matam

Um levantamento da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram) divulgado no último mês chama atenção para dados alarmantes: linhas com cerol (mistura de caco de vidro e cola) usadas para soltar pipas causaram uma centena de acidentes no país nos últimos 12 meses e, destes, 25% foram fatais. De acordo com o presidente da associação, Lucas Pimentel, o último levantamento feito apontou que 50% dos acidentes deste tipo deixaram as vítimas em estado grave ou gravíssimo e outros 25% dos acidentes causaram danos levesEm Lafaiete, o Corpo de Bombeiros ainda não possui estatísticas sobre esse tipo de acidente
A brincadeira de criança de soltar papagaios, que até parecia inocente antes do cerol, se enquadra como crime, e pode sair cara, desde que seja acrescentada à linha essa mistura, conforme explica o comandante do 3° pelotão do Corpo de Bombeiros, Ronaldo Lima: “A lei estadual 14349, de 2002, proíbe o uso de pipas com linha cortante em áreas públicas e comuns. O infrator está sujeito à multa, no valor de R$ 100 e máximo no valor de R$ 1.500, sendo reajustada por índice oficial. No caso de crianças, os responsáveis por menores que se envolverem em acidentes relacionados com o uso do cerol serão responsabilizados”, alerta.






Leia mais na edição impressa que estará nas bancas neste sábado

campanha cerol não nas comunidades de angra dos reis rj

sábado, 5 de junho de 2010

PM realiza Operação Cerol

A partir do próximo dia 12, a Polícia Militar vai realizar a Operação Cerol, uma campanha educativa e repressiva em torno do uso da mistura de vidro e cola nas linhas das pipas. O cerol coloca em risco os pedestres, ciclistas e motociclistas, provocando acidentes. A campanha vai atingir a região metropolitana e os municípios do interior. A partir de agora, e até setembro, aumenta o número de pipas por causa dos ventos fortes.







A PM, ao encontrar produto usado na fabricação do cerol, ou o próprio material já colocado nas linhas, vai apreender as pipas e encaminhar a pessoa responsável para a Delegacia. A polícia alerta que soltar pipa com cerol é expor terceiros ao perigo, de forma consciente, crime previsto no artigo 132 do Código Penal Brasileiro.






Além de orientar sobre o uso do cerol, a PM está sugerindo locais para empinar pipas durante os próximos meses: área do 1º BPM (Jardim Goiás), do 7º BPM (Parque Industrial João Braz), 8º BPM (Setor Garavelo), 9º BPM (Urias Magalhães) e 13º BPM (Jardim Curitiba III).


Mais informações: (62) 3201-1453

18 de Julho, grande motociata da campanha contra o cerol. Marque presença vc tbm.

18 de Julho, grande motociata da campanha contra o cerol. Marque presença vc tbm. na praia do anil
realização claudinho cerol não

quarta-feira, 2 de junho de 2010

Guarda Municipal promete acionar Conselho Tutelar no caso do uso de cerol

Proximidade da Copa do Mundo pode trazer acidentes que envolvem o cerol aplicado em pipas. Quem garante isso é o chefe de policiamento da Guarda Municipal (GM) de Uberaba, Marco Túlio Gianvecchio. Nesta terça-feira (25), a Polícia Militar já fez apreensão do material, na rua Iguatama, no bairro Abadia.


De acordo com o chefe da GM, quem utilizar a mistura de cola com vidro moído pode trazer prejuízos financeiros. "Geralmente a gente faz a apreensão do material, mas o usuário também pode ser multado. Nesta semana fomos ao bairro Leblon e verificamos uma possível pipa com cerol, mas não era nada demais", relata Gianvecchio.

A criança que for pega com o cerol não está livre de problemas. O Conselho Tutelar será acionado, caso os pais não sejam localizados. "A gente tenta encontrar os pais, mas eles geralmente estão trabalhando", diz Marco Túlio.

Segundo ele, as pipas, também conhecidas como papagaios, podem oferecer mais riscos a pedestres e motociclistas no início deste mês. Os produtos verde e amarelo podem chegar com grande quantidade de cerol em junho. "Com certeza isso vai acontecer. Vão ter muitas pipas decorativas", supõe o chefe da GM.

Ações de combate à prática são feitas constantemente. No ano passado, centenas de antenas protetoras para motociclistas foram distribuídas gratuitamente no centro do município. Neste mês, uma palestra foi ministrada no Programa Social de Apoio e Atendimento à Criança e ao Adolescente de Uberaba (Probem) com o tema ‘Combate ao uso de cerol’. "Explicamos a situação aos jovens no local. A palestra ocorreu entre os dias 18 e 20", afirma Gianvecchio.



O cerol - Sua função é, com a aplicação de certos movimentos, proporcionar que a linha de um papagaio corte a linha de sua pipa oponente, o que pode se tornar um perigo mortal para as crianças e para quem estiver próximo à atividade. No Brasil, nos meses de janeiro, fevereiro, julho e dezembro, que correspondem aos períodos de férias escolares, são comuns as disputas entre crianças para ver quem consegue cortar a linha do papagaio do outro.

exeplo para angra dos reis

Câmara torna obrigatório uso de antena contra cerol em motos


A Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ) da Câmara aprovou nesta terça-feira a medida que torna obrigatória a instalação de antenas em motocicletas para proteger os condutores contra as linhas de pipas com cerol (mistura de caco de vidro e cola), segundo informações da Agência Câmara.




Atualmente, o condutor instala essas antenas por conta própria na parte dianteira das motos, perto do painel de instrumentos. De acordo com o projeto, o equipamento deverá ser um item obrigatório para o veículo sair da fábrica. O projeto foi aprovado em caráter conclusivo - quando não precisa ser votado pelo Plenário -, e seguirá para análise do Senado, caso não haja recurso para que seja votado.



O relator da matéria, deputado João Magalhães (PMDB-MG), aprovou a emenda, de autoria do deputado Nilson Mourão (PT-AC), que prevê que só poderão ser vendidas no País as motocicletas que também apresentem equipamento de segurança para proteção dos membros inferiores do condutor e do passageiro; pisca-alerta; e acendimento automático do farol.



De acordo com o deputado Colbert Martins (PMDB-BA), também é necessário punir as pessoas que usam cerol em pipas e outros brinquedos.



terça-feira, 1 de junho de 2010

movimento cerol não

dia 18 de Julho as 10 horas na praia do anil em angra dos Reis rj

grande motociata do cerol não

vá e ganhe sua camisa do cerol não

ass Cláudio cord do mustang mc

Morte de menina de 7 anos alerta para o perigo do cerol, mistura cortante usada em linhas de pipa

Ver o mar. Este era esse o desejo de Viviane Maia, de 7 anos, ao sair de Bananal, em São Paulo, para passar as férias em Itaguaí, no Rio de Janeiro. No dia 8, a caminho da Praia de Grumari, no Rio, o sonho virou tragédia. De pé, na caçamba de uma picape, ela foi atingida por uma linha de pipa com cerol – mistura de vidro moído e cola com alto poder de corte. A linha rasgou o pescoço da menina como se fosse serra. A mãe usou uma toalha para tentar estancar o sangue, mas Viviane faleceu a caminho do hospital. Sem ver o mar.




Dez pessoas morrem por ano no Brasil vítimas do cerol, segundo o Brazilian Kite Club, a entidade que reúne os aficionados da brincadeira. Soltar pipa – ou papagaio – é um hábito inofensivo, desde que seguidas certas normas. Nas férias escolares, aumenta o risco de acidentes, pois é maior o número de crianças com linhas afiadas nas ruas. Nesse período, o Hospital Souza Aguiar, no Rio, atende a uma vítima de cerol por semana. A maioria dos pacientes são crianças de 7 a 11 anos.



Entre adultos, os mais atingidos são os motoqueiros, que hoje acoplam antenas ao guidom para servirem de escudo contra as linhas. Nem em automóvel se está a salvo. Em 1997, a tenista Flávia Muniz seguia num táxi com um cotovelo na janela quando uma linha enroscou em seu pulso. Levou 20 pontos e teve de se afastar por um tempo de competições.



Em São Paulo, campanhas promovidas pelo Brazilian Kite Club reduziram de quatro para um o número de mortes por ano. No Rio, há uma lei, de 1996, que proíbe o cerol, mas não foi regulamentada. Isso dificulta o trabalho da Guarda Municipal, que se limita a apreender as pipas irregulares. “A mistura agora é feita com lâmpada fluorescente, vidro blindado ou bolinha de árvore de Natal”, diz Sílvio Voce, presidente do Brazilian Kite Club. O cerol ficou mais letal.













Dicas de segurança

Os cuidados para soltar pipa sem riscos de se machucar ou ferir outras pessoas



Não use linhas com fio de cobre ou cerol. Só as de algodão são seguras

Não solte pipas perto de fios ou antenas para evitar choques elétricos

Não retire pipas presas em fios ou árvores. O risco de choque e acidente é grande

Procure locais abertos, como parques, praças ou campos de futebol

Preste atenção a motos e bicicletas. A linha é perigosa para os condutores

Não empine papagaios em lajes ou telhados, para evitar quedas fatais

Olhe bem onde pisa, especialmente quando anda para trás, para não cair

Use luvas quando empinar pipas, para não machucar as mãos na linha

Fonte: Brazilian Kite Club

Alerta: Pipas com cerol fazem vítimas em Teresina

Neubert Erico da Silva Santana, 19 anos, foi vítima de uma brincadeira corriqueira nas ruas de Teresina nos meses de julho e agosto. Motociclista, Neubert trafega todos os dias pelo bairro Monte Castelo, onde seu pai tem uma oficina na rua Godofredo Freire e sempre adverte os meninos que costumam empinar pipas nas proximidades.











Na manhã de hoje, Neubert passava de moto quando se deparou com uma linha de pipa em seu pescoço. Por sorte, Neubert percebeu logo e se livrou rapidamente da linha com cerol. Mesmo assim, sofreu ferimento no pescoço.














Ele conta que eram cinco meninos empinando pipas. Após o ocorrido, todos eles fugiram. “Todos os dias eles estão no mesmo lugar. Sempre que eu passo, aviso a eles que isso é perigoso”, afirma.














Algumas lojas de equipamentos para motos já vendem um dispositivo que pode ser acoplado para evitar a aproximação da linha com cerol.